Atividade física pode ajudar a diminuir o impacto do estresse gerado pela pandemia do Covid-19. O impacto psicológico dela está causando quadros de ansiedade nos mais diferentes graus. É claro que esta reação é normal, mas devemos estar atentos quando estes sentimentos, começam a se acentuar. É muito importante mantermos as medidas de higiene e segurança durante essa epidemia, mas não precisamos entrar em pânico, aliás, muitos estudos apontam que a ansiedade crônica pode impactar o nosso sistema imunológico e aumenta o risco de infecção. Mas temos uma boa notícia: a atividade física pode ajudar o sistema imunológico a reduzir esses efeitos do estresse. A preocupação crônica, ou situações de estresse excessivo, como as que estamos vivenciando com a pandemia do Covid-19 pode, de alguma forma, deixar nosso corpo mais vulnerável a infecções virais, causado por um desequilíbrio na função imunológica. Segundo pesquisadores, a ansiedade em relação ao desconhecido (risco ao Covid-19, preocupação com o trabalho, preocupação com a segurança e com a saúde dos familiares) pode ativar um centro de ações cerebrais muito primitivas, conhecida como amígdala. Ela controla emoções como por exemplo o medo, e também o que mantém o nosso corpo em estado de alerta. O medo e a ansiedade gerada pela ameaça do coronavírus pode ativar, intensificar e sustentar esta resposta de alerta. E qual é o problema disso? É que a ativação crônica dos sistemas de estresse pode modificar e desequilibrar muitas funções do nosso organismo, inclusive produzir quadros inflamatórios. “Embora o estresse psicológico não seja patogênico por si só, o dano que causa nas células do corpo desencadeia uma resposta do sistema imunológico, que nos torna mais suscetíveis a um patógeno estranho”. Segundo muitos estudos a atividade física pode proteger o nosso organismo contra os malefícios também gerados por inflamação crônica induzida pelo estresse. Mas então o que podemos fazer para evitar os efeitos do estresse, do medo… e reforçar a proteção imunológica? PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE NO SEU COTIDIANO. Comece diariamente, aos poucos, e aumente o tempo e a intensidade gradualmente, respeite seus limites! Sinta seu corpo, veja os efeitos, perceba o seu bem-estar! Use a criatividade e o que você tem em casa… faça coisas simples como pular corda, subir alguns lances de escada. Você pode também realizar alguma caminhada rápida, pedalar, (lembrando que exercícios muito intensos pode ter um efeito inverso e estressar nosso sistema imunológico, o melhor são exercícios de intensidade moderada, ou leve para aqueles que estão iniciando), claro com as orientações e precauções necessárias, evitando lugares externos onde transitam outras pessoas, e usando sempre máscara!
 
Referências: Stress about the coronavirus pandemic can actually increase your risk of infection, but exercise can alleviate the immune system’s stress response. Above, a lone jogger in Ottawa, on March 17, 2020. THE CANADIAN PRESS/Adrian Wyld https://theconversation.com/anxiety-about-coronavirus-can-increase-the-risk-of-infection-but-exercise-can-help-133427
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