Estamos vivenciando um período bastante desconhecido com a atual pandemia de COVID-19: um dos sentimentos é o de medo, porém este sentimento muitas vezes é sim, importante, pois nos leva a tomar medidas preventivas. Diferentemente do pânico, que na maioria das vezes nos paralisa e causa sintomas psicológicos e físicos profundos. Daremos algumas sugestões para você buscar a serenidade e a calma, sentimentos que nos ajudam a manter a nossa qualidade de vida este momento:

– Troque o excesso de noticiário por leitura, atividades manuais como preparar aquela receita de família… e deixe um momento do dia para o noticiário.

-Ligue para os familiares e amigos distante, este é um excelente momento de fortalecer vínculos! – Assista filmes, series engraçados, que te faça rir e relaxar.

– Organize aquele armário, documentos, papéis…

– Atividades de meditação, no youtube ou instagram você encontra ferramentas para lhe auxiliar. Não esqueça que esse é só um período, que irá passar, porém caso perceba que precise, não se sinta mal em procurar ajuda para enfrentar esse momento. Há algumas instituições com atendimentos gratuitos durante este período como o @oncoguia e @abrale.

 

Fonte: Cartilha Santa Casa São Carlos OMS, Mental Health Considerations during COVID-19 Outbreak, 2020.

Compartilhe com quem você ama