No post anterior explicamos sobre a síndrome da sarcopenia, e temos hoje a alegria de contar com a Nutricionista Dra. Satiko Watanabe, dando dicas simples de alimentação para ajudar o paciente com sarcopenia.

A pergunta que muitos pacientes fazem e como a minha alimentação pode ajudar a minimizar essas perdas musculares?

Primeiro fazendo refeições que contenham nutrientes para manter a massa muscular. Assim, pensamos nas proteínas como peixe, frango, carne vermelha, ovos, associações de feijões com cereais, bifes veganos, proteína da ervilha e suplementos de proteínas.

Segundo, junto com as proteínas precisamos de um balanço de energia, vitaminas e minerais, pois as contrações musculares necessitam de vitaminas do complexo B e minerais como sódio, potássio e magnésio, por exemplo.

Cuidado com a história de “eu não janto”. Para algumas pessoas pode ser adequado!!!

Porém fique atento, pois pode ser que com esta prática, estamos indo para uma dieta que pode intensificar uma perda muscular…. Aquela típica refeição noturna de muitas pessoas, com aquele cafezinho com leite e um pão, contamos com um baixo teor de proteínas, vitamina e minerais!!!

Será que fazer pequenas alterações na alimentação do nosso dia a dia podem ajudar na perda de massa muscular? Sim com certeza, e um profissional da área de nutrição pode ajudar nessas pequenas mudanças!


tags: dieta quimioterapia cancer mama, sedentarismo é doença, quem tem algum cancer pode ir na academia, atividade fisica para pacientes com cancer, oncologia consultoria, fisioterapia aplica a oncologia, exercícios na prevenção do cancer, quem tem cancer pode fazer academia, oncologia apoio clínico, hospital do cancer rj, fisioterapia para quem tem cancer de mama, curso medicos fisiatras, oncologia hematologia, combate ao cancer feminino, dia do combate ao cancer de mama, eletroterapia oncológica, atividade física como tratamento oncológico, reabilitação do cancer de mama, eletroterapia na oncologia, exercicios resolvidos sobre cancer, fisioterapia pos operatorio de tumor cerebral, prescrição de exercícios para pessoas com cancer, ativida e academia para quem tem cancer, atividade fisica e hiperplasia prostatica, oncologia educação fisica, combate ao cancer, cancer de prostata quais exercicios posso fazer, exercicios adequados para quem tem cancer, oncologia adequada para idodos, enfermeiro oncológico, atividade fisica reduz o risco de cancer de mama, oncologia terapia em casa, dia nacional de combate ao cancer, tratar cancer com atividade física, congresso todos juntos contra o cancer 2018, oncologia ortopédica, benefícios da atividade física na oncologia, melhora do cancer e educação fisica, prescrição de exercicios para cancer de próstata, atividade fisica no combate ao cancer, sendo beneficiado com exercicio fisico e cancer, fisioterapia respiratoria em paciente oncologico, exercicios sobre cancer, oncologia para o esporte, eletroterapia ajudando na oncologia, cancer de mama prevenção, fisioterapeuta oncologica, cancer de prostata e atividade fisica, fisioterapia exclusivo para o cancer, oncologia feminina,
Compartilhe com quem você ama