O comprometimento na qualidade de vida devido aos sintomas do câncer e do seu tratamento é um desafio no dia a dia e afeta negativamente a vida dos pacientes. Recentemente foi publicado um artigo que teve como objetivo verificar como a intervenção dos exercícios poderia influenciar nas atividades do dia a dia. Fizeram parte do estudo 21 pacientes em tratamento, os exercícios eram realizados em grupo supervisionado, os participantes relataram efeitos positivos no funcionamento físico e psicológico, além de apoio social quando realizado as atividades em grupo. O exercício foi uma parte importante da reabilitação, e ajudou os participantes a manter sua saúde e aptidão física e focar em outras coisas além do câncer. Além disso, os participantes relataram que o exercício os ajudou a estruturar seu dia, foi útil para manter uma vida ativa, ganharam mais autonomia para as atividades domésticas, melhoram a sua autoestima, do humor, melhora dos efeitos colaterais do tratamento (dor nas articulações e rigidez).

Os resultados deste estudo mostraram que os pacientes em tratamento de câncer participando de um programa de exercícios melhoraram o funcionamento no seu cotidiano durante o tratamento do câncer por meio de melhor funcionamento físico e psicológico, os sintomas foram reduzidos o que facilitou o seu retorno ao trabalho. A importância do exercício foi observada para manter as atividades do cotidiano durante o tratamento do câncer. Ter como lema: “Lutando para manter uma vida normal em um novo contexto” ou/ e “Lutando com as deficiências dos efeitos colaterais do tratamento do câncer” torna os ajustes importantes para manter o cotidiano o mais normal possível.

Os autores indicam que o exercício deve ser parte natural da reabilitação do câncer, e que a equipe de saúde deve recomendar exercício durante o tratamento do câncer para melhorar as atividades do dia a dia.

Referência:

Exercise: A positive feature on functioning in daily life during cancer treatment – Experiences from the Phys-Can study

Compartilhe com quem você ama