“NEVOEIRO MENTAL” É UM EFEITO COLATERAL REAL! DIZEM PESQUISADORES
Recentemente algumas linhas de pesquisa descobriram evidências clínicas dos problemas de concentração e memória, um efeito colateral frequentemente relatado por algumas mulheres que fazem uso contínuo do medicamento Tamoxifeno, e bastante utilizado no tratamento do câncer de mama: a sensação de nevoeiro mental ou cerebral (“mental fog”) . Este sintoma não é infrequente, porém, é tratado, as vezes de forma anedótica mesmo entre profissionais da área da saúde. O próprio desconhecimento deste sintoma, pode levar as pacientes acometidas, sofrimento emocional além de impactar na qualidade de vida, podendo perdurar por muito tempo. Este sintoma é bastante similar aos que ocorre com alguns pacientes submetidos ao tratamento de quimioterapia: o nevoeiro quimioterápico (chemo-brain).
Pesquisadores da Universidade de Rochester nos EUA mostraram que o tamoxifeno produz um efeito tóxico para certas células do nosso sistema nervoso central e do cérebro, o que explicaria este fenômeno de “nevoeiro mental”.
Por outro lado, os cientistas também descobriram um composto que pode auxiliar a proteger as células cerebrais de tais efeitos adversos dessa droga. Estudos em animais realizados equipe, do Dr. Mark Noble, conseguiu isolar células do cérebro e do sistema nervoso prejudicadas pelo tamoxifeno. Uma outra substancia, a AZD6244, poderia impedir o efeito toxico do tamoxifeno de células cerebrais sem perder o efeito de proteção para as células cancerígenas.
“É fundamental encontrar tratamentos seguros que possam resgatar o cérebro de danos”, disse Dr.Noble, “porque, apesar do aumento da conscientização e da pesquisa nessa área, algumas pessoas continuam sofrendo perda de memória a curto prazo, nevoeiro mental e problemas de concentração. Para alguns pacientes, os efeitos desaparecem com o tempo, mas outros apresentam sintomas que podem levar à perda de emprego, depressão e outros eventos debilitantes.”
E a boa notícia, é que estudos recentes sobre o exercício físico têm demonstrado ser uma arma poderosa para melhorar a memória e a concentração em geral… Mais um motivo para nos exercitar!
Compartilhe com quem você ama